Angola poderá beneficiar da experiência da República Árabe do Egipto para melhorar infra-estruturas e serviços logísticos, fundamentais para o desenvolvimento do comércio intra-regional.
A afirmação foi feita pela secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, durante um fórum económico entre os dois países, realizado virtualmente no fim-de-semana, numa parceria entre o Ministério da Indústria e Comércio de Angola e a embaixada egípcia.
O evento contou com a participação de 120 pessoas, incluindo representantes dos governos de ambos os países, do sector privado, de Câmaras de Comércio, Conselhos de Exportação, além de membros do Banco Africano de Exportações e Importações e do Banco Africano de Desenvolvimento.
A embaixadora do Egipto em Angola, Naveen El-Husseiny, destacou a relevância do fórum para o reforço das relações económicas bilaterais e para a promoção da diversificação económica de ambas as nações. O fórum também discutiu oportunidades de investimento para o sector privado egípcio em Angola, os incentivos oferecidos pelo governo angolano e as áreas prioritárias de cooperação, aproveitando a experiência e competitividade do Egipto.
As relações de cooperação entre Angola e Egipto foram formalizadas a 26 de Março de 1987, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica em Luanda. Ambos os países demonstram interesse em expandir a cooperação em áreas como Economia, Educação, Energia, Banca, Agricultura e Pescas.