A Sociedade de Investimento de Capital de Risco “Petrofund”, disponibilizou nesta quinta feira, 28 de Março, duzentos e cinquenta milhões de dólares, para apoio às empresas do sector dos recursos minerais, petróleo e gás que operam no país.
Inaugurado em Luanda, este é o primeiro fundo privado de investimento para o sector, com objectivo de reforçar a capacidade financeira das empresas nacionais e estrangeiras, e assegurar a sustentabilidade do conteúdo local, tal como garantiu o Presidente do Conselho de Administração da Petrofund, Vicente Inácio, a quando, do lançamento do projecto.
“A Petrofund vai trabalhar com as empresas prestadoras de serviços do sector petrolífero e extracção mineral, apoiando financeiramente estes operadores a ganharem o mercado”, pontuou.
O gestor, descreveu também, como o respectivo investimento vai funcionar na prática. Segundo Vicente Inácio, o mesmo será feito de modo progressivo, começando com a aquisição de 30% das acções de cada uma das empresas geridas pelo fundo, num período de cinco à sete anos. No final do mesmo, o Petrofund poderá vender as respectivas acções aos accionistas fundadores, ou ainda fazer dispersão do capital junto da BODIVA-Bolsa de Dívida e Valores de Angola. Cinquenta e quatro biliões de dólares é, segundo o PCA da Petrofund, a meta de investimento das operadoras petrolíferas, no período de três anos, a contar de 2023 á 2026. Visando a diversificação económica, o fundo augura também financiar outros sectores da indústria nacional.
As empresas interessadas ao financiamento, deverão submeter cadastramento no website www.petrofund.ao, e aguardar a análise.