Banco Angolano de Investimentos duplica lucros em 2023

De acordo com o jornal Expansão, o BAI-Banco Angolano de Investimentos teve um aumento significativo nos lucros referentes ao ano de 2023, alcançando 199,6 mil milhões de kwanzas, o que simboliza um acréscimo de 99% comparado aos 100,2 mil milhões de kwanzas, registrados em 2022.

Apesar da forte desvalorização do Kwanza face ao dólar, taxado em cerca de 40% em 2023, a depreciação da moeda nacional não teve influência sobre os resultados obtidos pela instituição financeira, tendo contribuído somente com 9 000 mil milhões, cerca de 10% dos lucros verificados no ano passado.

Segundo o administrador financeiro do BAI, Jovelino Domingos: “Este resultado foi maioritariamente construído não pelo efeito da depreciação, mas pelo volume de transações e operações cambiais que o banco executou. Isto porque o banco tem uma posição cambial próxima de zero. Ou seja, os activos e passivos em moeda estrangeira são quase iguais aos em moeda nacional, de tal forma que na reavaliação desses activos e passivos, os resultados da reavaliação compensam-se, equilibram-se”, adiantou Jovelino Domingos, administrador do BAI.

Por seu turno, Luís Lélis, Presidente do Conselho Executivo do Banco Angolano de Investimentos, detalhou do ponto de vista do consolidado, que o grupo BAI registou uma cifra líquida de 208 mil milhões de kwanzas, dos quais 96% desse valor provêm dos resultados individuais do Banco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin