Entender essas rotas de transporte oferece insights valiosos sobre o fluxo estratégico de energia e as vulnerabilidades que podem afectar as cadeias de suprimentos globais.
A lista é cortesia da Marine Insights, que destaca o Médio Oriente como a maior região exportadora de petróleo, com embarques para a Europa, Ásia e Américas.
Essas rotas de transporte de petróleo transportam milhões de barris de petróleo bruto e produtos derivados de petróleo diariamente, desempenhando um papel crucial na manutenção da estabilidade económica global e da segurança energética.
De estreitos pontos de estrangulamento como o Estreito de Ormuz a vastos corredores transoceânicos como a Rota Transatlântica, esses caminhos são moldados pela geografia, geopolítica e infraestrutura.
De acordo com a Statista , a capacidade global de navios petroleiros atingiu mais de 650 milhões de toneladas de porte bruto em 2023, enquanto cerca de dois bilhões de toneladas métricas de petróleo bruto foram transportadas por mar em 2024.
A Marine Insights destaca que a maioria das principais rotas globais de transporte marítimo estão concentradas no Médio Oriente, a maior região produtora de petróleo do mundo, com remessas destinadas à Europa, Ásia, África e Américas.
Outras regiões importantes produtoras de petróleo incluem o Norte e o Oeste de África, a Sibéria, a Ásia Central, o Mar do Norte, o Sudeste Asiático e o Caribe.
Médio Oriente continua a ser o maior exportadorde petróleo bruto, seguido pelo Norte e Oeste de África e Sudeste Asiático, com a maior parte do petróleo a chegar ao noroeste da Europa, China e Japão.
De acordo com a Marine Insights, a lista abaixo mostra as 10 rotas de transporte de petróleo bruto mais movimentadas do mundo.
• Estreito de Ormuz — A rota de petróleo mais importante do mundo, transportando cerca de 21 milhões de barris por dia, principalmente para a Ásia. É um ponto de estrangulamento importante entre o Irão e Omã.
• Estreito de Malaca — A rota mais curta do Oriente para a Ásia, vital para embarques de petróleo e GNL, mas estreita e propensa a acidentes e pirataria.
• Canal de Suez — Conecta o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, movimentando milhões de barris diariamente, mas limitado por restrições de tamanho e recentes preocupações com segurança.
• Estreito de Bab el-Mandeb — Liga o Mar Vermelho ao Mar Arábico; o seu encerramento forçaria um redirecionamento custoso pela África.
• Estreito Turco — Conecta o Mar Negro ao Mediterrâneo, transportando petróleo da Rússia e da região do Cáspio, apesar das passagens estreitas.
• Estreito dinamarquês — essencial para as exportações de petróleo russo via Mar Báltico; sanções recentes reduziram o tráfego de petroleiros.
• Cabo da Boa Esperança — Uma rota alternativa e mais longa ao redor do extremo sul da África, usada quando outras rotas estão bloqueadas.
• Canal do Panamá — Conecta o Atlântico e o Pacífico, importante para as exportações dos EUA para a Ásia, mas afetado por problemas no nível da água.
• Estreito de Singapura — Uma passagem movimentada de petróleo com destino ao Leste Asiático, intimamente ligada ao Estreito de Malaca.
• Estreito de Gibraltar — Conecta o Atlântico e o Mediterrâneo, é uma importante rota de navios-tanque e centro de abastecimento.