Ricardo Ferreira, até então administrador Executivo do Standard Bank Angola, passa a ser o novo CEO do Access, em substituição Rui Pereira que apresentou a sua carta de demissão.
Segundo o Jornal Expansão, o Banco Nacional de Angola (BNA) já deu “luz verde” para Ricardo Ferreira iniciar as novas funções, ao lado de António Ribeiro, que já faz parte da equipa do Access Bank, que também entra para o bord como administrador Executivo.
O Access, novo dono do Finibanco Angola, alterou oficialmente o nome da instituição em Fevereiro passado para Access Bank Angola.
Ricardo Matias Ferreira Petinga, conhecido simplesmente por Ricardo Ferreira, de nacionalidade portuguesa, é licenciado em Comércio pela Universidade de Wits da África Sul, é também quadro de honra em Ciências de Contabilidade pela University of South Africa (UNISA).
Tem passagem pela PwC, onde foi Senior Manager Advisory Services, em Lisboa, entre 2001 e 2006. Passou também pela Nedbank, um grupo de serviços financeiros Sul-africano, onde foi Director Executivo Regional Lusófono da SADC e responsável pelas operações em Angola, até chegar ao sul-africano Standard Bank Angola, onde a última função que desempenhou foi de Administrador Executivo.