Angola e China firmam parceria para construção da primeira autoestrada nacional

Governo angolano e a empresa estatal chinesa China Road and Bridge firmaram acordo com vista a construção da primeira autoestrada de Angola. Com início da construção efectiva prevista para finais de 2025 ou 2026, e um orçamento estimado em 2,5 mil milhões de dólares, a infraestrutura com cerca de 1.400 quilómetros de extensão, não só ligará o sul ao norte do país, bem como, Angola às vizinhas repúblicas da Namíbia e RDC, avançou o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.

“ Essa autoestrada, que tem cerca de 1.400 quilómetros, ligará a parte sul de Angola com a vizinha Namíbia, até à parte norte de Angola, com a República Democrática do Congo”, explicou o governante.

Carlos dos Santos referiu também que a infraestrutura se vai estender desde a província do Cunene, no sul, até às províncias do Zaire e de Cabinda, no noroeste do país, sendo que estas duas serão ligadas por uma ponte.

O projecto,  segundo o dirigente, visa ser um corredor de desenvolvimento que irá aproximar Angola das regiões conexas, como a África Austral, a África Central e a África do Norte, e deixar os angolanos melhor preparados para os desafios que se avizinham.

Os estudos para a construção do projecto deverão iniciar no próximo mês Setembro, após assinatura formal do memorando de entendimento, previsto a acontecer durante a Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, a realizar-se em Pequim de 3 á 8 de Setembro. Para esta etapa que se prevê concluída até meados ou finais de 2025, o grupo chinês deverá injectar  perto de 50 á 75 milhões de dólares (entre 47 à 70 milhões de euros).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin