O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi eleito como personalidade do ano do sector da energia, pela Câmara Africana de Energia (AEC), em reconhecimento ao seu esforço pela boa governação, compromisso com a reforma e trabalho para combater a corrupção em África.
O prémio reconhece o papel fundamental do Presidente João Lourenço na transformação da Angola num dos maiores produtores de petróleo e gás de África e como se espera que a sua visão de futuro consolide a posição do país como um centro petrolífero regional em África.
Desde a sua eleição em 2017, João Lourenço mudou a economia de Angola – e a indústria de petróleo e gás em geral. Com o envelhecimento dos campos petrolíferos e a redução do investimento upstream, o país estava a testemunhar um rápido declínio na produção.
No entanto, a estratégia de longo prazo do Presidente João Lourenço para revitalizar a indústria viu uma série de marcos alcançados e, em 2025, o país continua a testemunhar uma trajectória de crescimento positiva em todo o sector do petróleo e gás.