A gigante logística e portuária dos Emirados Árabes Unidos, DP World, juntou-se ao Nedbank, um banco com sede em Joanesburgo, para expandir o financiamento comercial para pequenas empresas que enfrentam desafios de capital inicial em toda a África Subsaariana.
De acordo com o acordo anunciado terça-feira, a DP World, com sede nos Emirados Árabes Unidos, lançou um programa de financiamento da cadeia de suprimentos na sua plataforma.
O Nedbank actua como financiador, permitindo que os fornecedores da DP World na região tenham acesso a pagamentos antecipados em contas a receber aprovadas.
O objectivo da parceria é aliviar as restrições de capital para os fornecedores e fornecer uma “opção de financiamento mais económica” do que as soluções de mercado existentes, disseram ambas empresas em comunicado.
A maior questão macro-económica está a abordar a diferença de financiamento comercial estimada em US$ 80 bilhões a US$ 120 bilhões em África.
Espera-se apenas que se amplie com mais comércio intra-regional sob a Área de Livre Comércio Continental Africana. Esse pacto criará a maior zona de livre comércio do mundo por área quando se tornar totalmente operacional até 2030.
De acordo com um relatório de 2022 da International Trade and Forfaiting Association em Zurique, os déficits de financiamento comercial prejudicam especialmente as pequenas e médias empresas, “que compõem cerca de 80% dos comerciantes africanos e cujos bancos lutam com os custos regulatórios para financiar lucrativamente suas atividades comerciais”.