Os presidentes de Angola, João Lourenço, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, participam no dia 26 de setembro em Nova Iorque, no Fórum de Investimento do Corredor do Lobito, que se realiza à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, avança o Portal Notícias de Angola.
Segundo a fonte, o fórum organizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos e parceiros africanos, tem como objetivo promover o diálogo sobre o desenvolvimento do Corredor do Lobito, uma linha ferroviária estratégica que interligará os três países, visando impulsionar o crescimento econômico regional.
Com o tema “Pavimentando o Caminho para a Diversificação Econômica”, o evento destaca a importância do Corredor do Lobito como um motor de desenvolvimento em setores chave, como mineração, agricultura, saúde e infraestruturas. Durante o fórum, os três chefes de Estado abordarão as políticas que estão a ser implementadas para garantir que o projeto traga benefícios de longo prazo para suas nações. Além disso, será discutido como a parceria entre o setor público e privado poderá acelerar o progresso do corredor, visto como uma peça fundamental para a integração econômica e comercial entre Angola, Zâmbia e RDC.
O fórum também inclui discussões sobre a criação de oportunidades de emprego para as populações jovens da região, bem como o potencial de diversificação econômica além do setor de minerais.
A Câmara de Comércio dos EUA, uma das organizadoras do evento, reforça a importância de atrair investimentos americanos para o projeto, promovendo parcerias com o setor privado.
Estima-se que o Corredor do Lobito possa transformar a região, conectando áreas de produção de recursos naturais a mercados globais, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos três países africanos