Agricultores do Huambo beneficiam de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário-FADA procedeu a entrega de doze motocultivadores, e cinco tratores à cooperativas e associações de agricultores, da província do Huambo, á margem do programa de financiamento à mecanização ligeira da agricultura familiar.

O projecto que segue na fase piloto, já integrou e beneficiou várias famílias, desde o seu lançamento a 25 de Janeiro, no Namibe, tendo chegado já as localidades de Benguela, Uíge, Malanje e Cuanza-Sul, com previsão de expandir-se para outras mais. A título de exemplo, a província do Bié deverá ser abrangida já neste sábado, 27 de Abril, com entrega de meios em igual quantidade, para apoio à actividade agrícola.

A conclusão desta primeira fase do programa FADA, deverá culminar na província da Huila, a 7 de Maio, porém o programa é de âmbito nacional e brevemente, deverá chegar a todas as províncias do país,  permitindo que cooperativas acedam a este mecanismo facilitado de financiamento de equipamentos de mecanização ligeira.

Felisbela Francisco, Presidente do Conselho de Administração, pontuou que os interessados aos financiamentos do FADA devem contactar as estruturas locais do Instituto de Desenvolvimento Agrário-IDA, ou dirigirem-se às instalações do Fundo, e submeter o pedido de crédito.

“Reitera-se, portanto, que o objectivo do Programa é transformar a forma de trabalho dos agricultores familiares, reduzir o esforço físico, introduzindo equipamentos de mecanização ligeira, para aumentar a produção e a produtividade”, sublinhou a gestora.

O “Programa de Financiamento a Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar” é uma iniciativa que está a gerar um impacto significativo nas comunidades, proporcionando o acesso facilitado ao crédito para aquisição de equipamentos agrícolas, como tratores, motocultivadores e respectivos implementos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin