Angola assinou, no domingo, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, um contrato de aquisição de energia solar com a empresa MASDAR, no âmbito do projecto solar fotovoltaico do Quipungo, que prevê a compra de 150 megawatts (MW) de energia.
Em comunicado, o Ministério da Energia e Águas esclarece que este contrato constitui o primeiro acordo de aquisição de energia (PPA, na sigla inglesa) celebrado no país, representando um marco importante para o sector das energias renováveis e para a transição energética nacional.
O acordo foi assinado por representantes da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) e da empresa MASDAR, numa cerimónia testemunhada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e pelo embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato.
A assinatura decorreu à margem da 16.ª Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), que termina hoje, e que reúne ministros e líderes mundiais para avaliar os progressos e definir prioridades no domínio da transição energética.
O embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Julião Maiato, participou em todas as sessões da referida assembleia internacional.


