O nome de Pedro Luís da Fonseca antigo Ministro da Economia e Planeamento, foi o escolhido pelo governo angolano para em 2026 ocupar a função de Director Executivo (ED) do Banco Mundial para Angola, África do Sul e Nigéria.
Actual Presidente do Conselho de Administração do Banco de Comércio e Indústria , Pedro Luís da Fonseca, vai a partir de 01 de Novembro do corrente ano, coadjuvar a próxima directora, a nigeriana Zainab Ahmed, para dois anos depois, ser confirmado para o cargo que já foi ocupado por Ana Dias Lourenço, actual 1ª Dama de Angola e ainda Armando Manuel, antigo Ministro das Finanças no Governo de José Eduardo dos Santos.
Apesar de inicialmente ter sido ventilado o nome de Patrício Neto, fontes da Líderes Magazine em Washington, confirmam o nome de Pedro Luís da Fonseca para Alternate Executive Director.
Economista de formação, pela University of National and World Economy na Bulgária, Pedro Luís da Fonseca nasceu em Luanda, há 67 anos.
No seu currículo, acumula uma vasta experiência profissional,tendo já desempenhado vários cargos no aparelho do Estado, com destaque para as funções de director Nacional de Estudos e Planeamento, vice-ministro do Planeamento, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Ministro da Economia e Planeamento e, Presidente do Conselho de Administração do Banco Económico e a mais recentemente, Presidente do Banco de Comércio e Indústria.