Os países abaixo, lideram as exportações de vegetais devido ao clima favorável de que dispõem, práticas agrícolas desenvolvidas e fortes vínculos comerciais com os mercados globais.
1 – Marrocos
Marrocos é o maior exportador de vegetais de África, principalmente, o feijão verde e outros vegetais frescos. O país possui infraestrutura agrícola bem desenvolvida e beneficia da sua proximidade com os mercados europeus.
2 – Egipto
O Egito é um grande exportador de vários vegetais, incluindo batatas, cebolas e feijão verde. A fértil região do Delta do Nilo, apóia o cultivo de hortaliças em grande escala e as suas exportações são bem distribuídas pela Europa, Médio-Oriente e África.
3 – África do Sul
A África do Sul exporta uma grande variedade de vegetais, como cebola, batata e cenoura. O clima diversificado do país permite a produção de várias culturas ao longo do ano, tornando-o um “player” significativo no mercado global de vegetais.
4- Quênia
O Quênia é conhecido pelas exportações de vegetais frescos, principalmente feijão verde, ervilha e brócolis. Esses vegetais são exportados principalmente para os mercados europeus, onde são muito procurados.
5 – Tunísia
A Tunísia exporta uma variedade de vegetais, incluindo pimentão, tomate e batata. A localização estratégica do país no norte de África, juntamente com acordos comerciais favoráveis, ajudou a impulsionar as suas exportações de vegetais.