Embaixador dos Emirados Árabes Unidos demonstra interesse de investimento na província da Huíla

No âmbito da visita diplomática a Angola, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Siyame, esteve na província da Huíla, onde avaliou oportunidades de negócio, bem como potencialidades de investimento. O diplomata destacou que a região possui diversos recursos naturais e minerais que, se bem potenciados, favorecem o rápido desenvolvimento. Sectores como a agro-pecuária, a indústria e o turismo constituem as de maior interesse, tendo o embaixador visitado a Fenda da Tundavala, o Complexo Turístico e Desportivo da Nossa Senhora do Monte, a Serra da Leba, a fábrica de água mineral Preciosa, e a empresa de extracção e transformação de granito Hipermáquinas. “Vamos levar as propostas das potencialidades locais e a seguir reunimos por via virtual com os empresários do nosso país, para que eles possam ter domínio das áreas de interesse”, ressaltou o embaixador.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, Domingos Kalomana, que apresentou o potencial económico ao diplomata, além de apontar os recursos minerais como o ouro, ferro, titânio, quartzo, nióbio e rochas ornamentais, destacou que a Huíla tem o maior efectivo de gado bovino, caprino e suíno do país. Porém, é necessária a instalação de uma indústria farmacêutica para animais e apostar em energias renováveis e infra-estruturas turísticas, com realce para a Fenda da Tundavala e o Parque do Bicuar.

Importa realçar que os Emirados Árabes Unidos têm um investimento em Angola estimado em cerca de 2,9 mil milhões de dólares norte-americanos, nomeadamente a companhia aérea de bandeira, uma fábrica de montagem de tractores agrícolas e uma empresa da esfera energética.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin