O Banco Nacional de Angola (BNA) estabeleceu a meta de alcançar uma taxa de bancarização de 36% até 2027, atualmente em 31%, afirmou Edilson Pimenta, diretor do Departamento de Inclusão Financeira do BNA, durante o lançamento da consulta pública da proposta da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF).
Além da bancarização, o país também visa aumentar a inclusão financeira, atualmente abaixo de 50%, com o objectivo de alcançar pelo menos 75%. Outra meta importante é elevar a literacia financeira, que está abaixo dos 30%, para cerca de 50%.
Edilson Pimenta explicou que a consulta pública não será limitada ao período inicial de um mês, pois os contribuintes terão a oportunidade de participar continuamente, oferecendo sugestões para melhorar a ENIF em grupos de trabalho.
Um dos focos da estratégia é ampliar a inclusão financeira, não só por meio da banca tradicional, mas também através de pagamentos móveis, que atualmente são utilizados por apenas 6% da população, apesar de mais de 70% usar celulares.
Desafios da inclusão financeira e a visão do BNA
O governador do BNA, Manuel António Tiago Dias, destacou que 51% da população angolana não está financeiramente incluída, de acordo com estudos realizados por instituições nacionais e internacionais. Ele também observou que os serviços financeiros continuam concentrados na província de Luanda, o que reforça a necessidade de soluções inovadoras para expandir a inclusão financeira por todo o país.
Além disso, o trabalho autônomo permanece como a principal fonte de renda para a maioria da população, o que torna ainda mais urgente a implementação de políticas de inclusão financeira acessíveis.
O Governo angolano considera a inclusão financeira uma prioridade estratégica nacional, tendo instituído em 2023 o Comité de Coordenação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, com o objectivo de promover um aumento significativo do índice de inclusão financeira, melhorar a qualidade de vida das famílias e impulsionar o crescimento econômico, promovendo também a equidade social.