As potencialidades do sector da Logística em Angola, serão apresentadas pela Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA, na 7ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE) que decorre em Shanghai, República Popular da China de 5 a 10 de Novembro do corrente ano.
Subordinada ao tema “Futuro Compartilhado da Nova Era”, a exposição será realizada num espaço de 360.000 metros quadrados, com a participação de 3.496 expositores de 129 países e regiões.
Angola estará representada por 29 empresas e instituições, incluindo a ARCCLA que se faz representar pelo Presidente do Conselho de Administração, Catarino Fontes Pereira e pelo Administrador para Área Técnica e de Operações, Mateus Simão.
A delegação angolana, chefiada pela Secretária de Estado do Comércio e Serviços, Augusta Fortes, tem como prioridades estimular o comércio nacional através da divulgação dos produtos “Feito em Angola”, de marcas em prol da internacionalização das empresas angolanas.
Igualmente, a captação de investimentos e a divulgação do potencial comercial e industrial nacional, bem como a dinamização das relações económicas e comerciais entre empresários e possíveis investidores dos dois países.
Com a participação da delegação angolana, perspectiva-se a criação de uma plataforma de compromissos directos- networking, através da qual as associações empresariais, empresas, empresários singulares e possíveis investidores tomarão conhecimento e analisarão as oportunidades de negócios existentes entre os dois países.
A CIIE tem programado o lançamento de uma série de novos produtos que representam o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, incorporando áreas como dispositivos de alta tecnologia, novos materiais, equipamentos de engenharia marítima, biotecnologia e tecnologia agrícola avançada.
Segundo o programa do evento, serão realizadas diferentes actividades como a visita oficial ao Stand de Angola, jantar de negócios, onde será apresentado o vídeo promocional da AIPEX sobre as oportunidades de investimentos em Angola.
O Jantar de Negócios será realizado no dia 7 de Novembro e contará com a presença de entidades como o Embaixador de Angola na República Popular da China, o Presidente da Camara de Comercio Angola-China, a Secretária de Estado para o Comércio e Serviços, assim como os representantes das empresas participantes.
A CIIE desempenha um importante papel para a abertura da China ao (mundo) exterior. Segundo dados oficiais, as transações de intenção de negócios ultrapassaram U$420 bilhões nas seis edições anteriores.