Portugal e Angola formalizam acordo no âmbito do Comércio Externo e Promoção das Exportações

A AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a sua congénere angolana AIPEX — Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola formalizaram no dia 27, em Lisboa, uma parceria que aposta no desenvolvimento da cooperação nas áreas da formação, boas práticas das missões empresariais e informação de suporte à internacionalização das empresas.

Arlindo das Chagas Rangel, presidente do Conselho de Administração da AIPEX, salientou ser de grande relevância a “declaração de parceria” assinada, uma vez que ajuda a responder às necessidades angolanas “em termos de capacitação e identificação de mercados e oportunidades”. O responsável reportou à congénere portuguesa as preocupações do Governo de Angola, destacando dois sectores fundamentais: o energético e o da segurança alimentar, sendo este o foco principal, pois requer infra-estruturas, logística e produção.

“Estamos num processo de abertura, de nos darmos a conhecer e, com o apoio do AICEP, tentarmos usar os canais para conseguirmos aumentar o investimento directo estrangeiro (IDE) em Angola”, elucidou o PCA angolano.

No mesmo âmbito, o presidente do Conselho de Administração da AICEP, Filipe Santos Costa, referiu que o acordo espelha a interligação entre as duas economias, porque Angola é um mercado não-europeu muito importante para Portugal, pelo número enorme de empresas portuguesas que estão comprometidas com o mercado angolano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin