Visando o desenvolvimento dos campos de produção agrícola e, consequentemente, impulsionar e diversificar a economia nacional, a Cerespec, empresa voltada ao agro-negócio, investiu cerca de cinco milhões de dólares numa nova linha de montagem de tractores agrícolas e de máquinas industriais de origem turca, adaptadas ao mercado angolano.
Segundo o director comercial, Francisco Quinjango, a Cerespec tem à disposição nas suas instalações, em Talatona, tractores, alfaias agrícolas, equipamentos para montagem de moagens de fuba e farinha de trigo, bem como maquinaria para descascar arroz, os quais podem ser adquiridos aos melhores preços e com garantia de um ano de manutenção gratuita.
Inicialmente, prevê-se a entrega de até 120 tractores por mês, vindos directamente da fábrica na Turquia para o mercado angolano, o que certamente se reflectirá na criação de mais postos de trabalho para os cidadãos nacionais.
O engenheiro de mecanização agrícola, Francisco Carlos, considera este lançamento uma mais-valia, pois os materiais são de grande qualidade e resistência, além de alavancarem a agricultura mecanizada e a colheita de produtos em larga escala para abastecimento ao nível nacional, gerando uma redução das importações de alimentos do campo.
Por seu turno, a directora comercial do Fundo de Garantia de Crédito, Márcia José, destaca a importância da parceria entre Angola e a Turquia para o sector produtivo, impulsionado por diversas iniciativas do Governo em prol da segurança alimentar. O Fundo de Garantia de Crédito oferece garantias para facilitar o acesso dos agricultores ao financiamento junto aos bancos comerciais, actuando como avalista e assegurando maior estabilidade nas operações. Refira-se que este fundo cobre até 80% do valor do capital em dívida por meio da LAPS-Linha de Apoio a Projectos Sustentáveis.