O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (DoJ), prepara-se para abrir um processo contra a Visa por comportamento anticoncorrencial. A acusação à empresa de pagamentos norte-americana deverá acontecer ainda esta terça-feira, de acordo com a informação transmitida pelo jornal britânico “Financial Times”.
Fonte conhecedora do assunto informou que abertura do processo ocorre depois de uma análise do DoJ às práticas comerciais da Visa que se prolongou durante vários anos. O caso veio a público em 2021, quando a multinacional divulgou num documento a dar conta de que o departamento de concorrência do DoJ tinha pedido informações sobre potenciais violações das disposições da lei que proíbem acordos anticoncorrenciais e conduta monopolista.
Mais tarde, os procuradores norte-americanos solicitaram documentos adicionais relacionados sobretudo com o negócio de cartões de débito na maior economia do mundo, sendo que a Visa sempre disse que estava a cooperar com o DoJ e que as suas “práticas de débito nos Estados Unidos estão em conformidade com as leis aplicáveis”.
Na sessão de ontem na bolsa de Nova Iorque, as ações da Visa encerraram com uma valorização de 1,35% para 288,63 dólares, embora tenham acabado por cair quase 2% nas negociações after-hours.
Recorde-se que também a concorrente Mastercard chegou a um acordo, no ano passado, com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos para liquidar as acusações de que forçou ilegalmente os comerciantes a direcionar os pagamentos com cartão de débito através da sua rede de pagamentos.