João Ferreira assume a presidência da Comissão Executiva do Banco Yetu

O Banco Yetu anunciou uma mudança significativa nos seus órgãos sociais, com a nomeação de João Ferreira como novo presidente da Comissão Executiva. A decisão foi tomada em reunião ordinária da mesa da assembleia-geral realizada no sábado, dia 13, resultando na saída do cargo de Mário Gourgel Gavião.

João Ferreira, que anteriormente actuava como administrador executivo, assume agora a liderança do terceiro maior banco em lucratividade entre os não-sistémicos em 2023.

O novo Conselho de Administração do Banco Yetu é composto por sete membros, incluindo cinco executivos, um presidente não-executivo (PCA) e um administrador independente.

Abraão Pio dos Santos Gourgel permanece como presidente do Conselho de Administração, tendo sido eliminada a função de vice-presidente, o que resultou no afastamento de Maria Henriques Silveira.

Além de João Ferreira, fazem parte do novo corpo administrativo Azenaida Chimuco, Filipe Berardi, Paulo Fontes, Agostinho Pires Filipe e Rui Mangueira. Mangueira, que anteriormente ocupou a presidência do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), assume agora o papel de administrador independente. A transição também envolve a saída de outros administradores, como Calisto Bernardo dos Santos Ebo, Paulo de Lima Viegas e Américo Dila Cuvalela.

A tomada de posse realizou-se na Torre Maculusso, em Luanda, onde foram discutidos diversos temas, incluindo o relatório de gestão e contas de 2023, o relatório de governo societário, o desempenho da administração e a fiscalização da sociedade.

Em 2023, o Banco Yetu ocupou a 14.ª posição entre os bancos mais lucrativos da banca nacional, registando um lucro líquido positivo de 8,816 mil milhões de kwanzas, apesar da queda de 56% em relação ao lucro de 20 mil milhões Kz obtido em 2022.

A estrutura societária do banco é detida por Elias Chimuco (75,96%), Margarida Andrade (10,35 %), Deolindo Bule Chimuco (irmão de Elias Chimuco), com 10,35%, enquanto as restantes participações estão em nome do ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos (1,67 %), e de Manuel Francisco Tuta (1,67 %).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin