O diplomata angolano António Luvualu de Carvalho formalizou a posição como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na Comunidade da Austrália ao apresentar as Cartas Credenciais à Honorável Governadora-Geral da Austrália, Sam Mostyn AC.
A cerimónia ocorreu na quarta-feira, 4 de Dezembro na Government House, residência oficial da Governadora-Geral e sede do Conselho Executivo Federal da Austrália.
De acordo com uma nota de imprensa a que tivemos acesso, na mesma ocasião, além do Embaixador de Angola, foram acreditados os representantes das Filipinas, Estados Federados da Micronésia e Colômbia.
Durante o evento, a Governadora-Geral Sam Mostyn AC, acompanhada por membros de seu gabinete e funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Austrália, expressou satisfação pela inauguração da Embaixada de Angola em Camberra.
Sam Mostyn AC felicitou o Governo angolano pela iniciativa e reafirmou o desejo de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países.
António Luvualu de Carvalho esteve acompanhado pelas Conselheiras Maria de Lourdes Freitas e Maria Odete Cristóvão, respectivamente Conselheira Diplomática e Adida Financeira da Embaixada.
Segundo ainda a nota, até a inauguração da Embaixada de Angola em Camberra, em Agosto de 2024, as relações diplomáticas com a Austrália eram mantidas por meio da Embaixada de Angola em Singapura. O último embaixador não residente, Daniel António Rosa, desempenhou esse papel entre Julho de 2022 e Agosto de 2023.
A Comunidade da Austrália, membro permanente do G20, ocupa a 12ª posição no ranking global de economias e abriga a 9ª maior bolsa de valores do mundo, a Australian Securities Exchange (ASX).
O País é reconhecido pela sofisticação em sectores estratégicos como agricultura, mineração, pecuária, tecnologia da informação, prestação de serviços, esportes e turismo, representando um mercado estratégico para Angola.