Catoca mantém valor de 20 milhões de kwanzas do “Prémio de Jornalismo”

A Sociedade Mineira de Catoca mantém o “Prémio Catoca de Jornalismo”, no valor 20 milhões e 500 mil kwanzas, para as sete categorias a concurso. O anúncio foi feito pelo assessor da Direcção para a Comunicação e Imagem da Catoca, Pedro Capumba.

De acordo com o responsável, o galardão, cujas inscrições decorrem até 28 de Março próximo, surge para reconhecer a actividade desenvolvida pelos jornalistas, que aplicam o seu saber para informar, educar e entreter a sociedade. Pedro Capumba realça que o prémio estimula os jornalistas que se destacam todos os anos, evidenciando-se pela qualidade, rigor e o sentido de oportunidade dos profissionais, tendo ainda frisado que apesar do contexto económico e internacional impor muitas restrições, a empresa decidiu manter os valores e o prémio.

Os vencedores serão conhecidos numa gala a ter lugar na segunda quinzena de Abril de 2024.

Por seu turno, o presidente do júri, Teixeira Cândido, fez saber que na segunda edição podem concorrer trabalhos publicados de Janeiro de 2023 a 28 de Março de 2024 por profissionais de qualquer órgão de comunicação social.

Teixeira Cândido entende ser importante o cumprimento da ética e deontologia profissional “porque na edição passada foram afastadas candidaturas por violação dos princípios do contraditório”.

O valor global do prémio é distribuído pelas sete categorias, nomeadamente cinco milhões de kwanzas para ‘Grande Prémio Catoca de Jornalismo’, três milhões para o ‘Prémio Jornalista do Leste’, dois milhões e 500 mil para o ‘Prémio Reportagem’ e igual valor para as categorias ‘Prémio Entrevista’, ‘Prémio Jornalismo em Língua Nacional’, ‘Prémio Imagem’ e ‘Prémio Melhor Locutor’, respectivamente.

O Prémio Catoca de Jornalismo distingue os jornalistas que mais se tenham destacado ao longo do ano, no exercício da sua actividade, de acordo com as categorias previstas e critérios estabelecidos, e visa despertar nos profissionais angolanos o sentido de criatividade e inovação durante o desempenho da sua nobre missão de levar ao público a informação com a qualidade e a objectividade por todos desejadas.

O júri é composto por sete membros de reconhecida idoneidade profissional e ética, que tenham aceitado o convite formulado pelo promotor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin