O multimilionário nigeriano Aliko Dangote, considerado o homem mais rico de África, chega à Luanda nesta terça-feira, 26 de novembro, para uma breve visita com foco na formalização de grandes investimentos no país.
Segundo apurado, entre os principais projectos que despertam interesse do magnata estão a construção da Refinaria do Lobito, a exploração de blocos petrolíferos onshore e offshore, e a aquisição ou gestão de fábricas de cimento.
Dangote pretende igualmente abrir uma subsidiária do seu grupo empresarial em Angola para consolidar os seus projectos no país.
Durante a visita, Dangote será recebido pelo Presidente da República João Lourenço e manterá encontros com a Direcção da Sonangol, ANPG e outros departamentos ministeriais.
O Grupo Dangote é o maior conglomerado da África Ocidental. Actualmente tem presença em 17 países africanos e é o maior produtor de cimento no continente. Uma das subsidiárias do Grupo, a Dangote Cement Plc, é a maior empresa listada na África Ocidental e a primeira empresa nigeriana a ingressar na lista Forbes Global 2000 Companies.
O Grupo diversificou-se para outros sectores da economia nigeriana, incluindo agricultura, e recentemente, inaugurou a maior refinaria de petróleo, planta petroquímica e complexo de fertilizantes de África.