Domingos Pedro é o novo vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), nomeado esta semana pelo Presidente da República, em substituição de Pedro Castro e Silva, que vai assumir um cargo de direcção executiva no Fundo Monetário Internacional (FMI).
Domingos Pedro junta-se agora à equipa liderada por Manuel Tiago Dias, governador do BNA, e Maria Juliana Van-Dúnem de Fontes Pereira, vice-governadora.
Domingos Pedro tem uma carreira de mais de 26 anos no sector financeiro, tendo iniciado em 1997 como inspector no próprio BNA. É licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e tem um MBA em Gestão pela Universidade Metropolitana de Santos, no Brasil.
Antes de sua nomeação, desempenhava desde Abril de 2022 o cargo de administrador executivo do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA). Além disso, já actuou como sub-director da direcção de supervisão bancária do BNA em 2001, e foi administrador do Banco de Comércio e Indústria (BCI) por cinco anos.
Entre 2011 e 2016, foi assessor da Directora Executiva do Banco Mundial em Washington DC, administrador não-executivo no Standard Chartered Bank Angola (SCBA) e administrador do Grupo ENSA.