No âmbito da Feira Internacional de Luanda (FILDA), foi realizado nesta sexta-feira,26 o Fórum Angola-EUA, destacando as perspectivas de cooperação econômica e as oportunidades de investimento entre os dois países.
A Secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, enfatizou em seu discursou a importância da parceria estratégica com os Estados Unidos. “Estamos empenhados em criar um ambiente de negócios favorável que atraia mais investimentos estrangeiros, particularmente dos Estados Unidos, para fortalecer nossa economia. Angola oferece oportunidades únicas, especialmente nos sectores de infraestrutura, energia e tecnologia, que são essenciais para o desenvolvimento sustentável do nosso país”, afirmou a Secretária.
Por seu turno, o embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushing, destacou o compromisso dos EUA em apoiar o crescimento econômico de Angola. “Os Estados Unidos veem Angola como um parceiro estratégico na África. Estamos aqui para explorar novas oportunidades de negócios e expandir nossas colaborações em áreas de interesse mútuo, como energia, saúde e inovação tecnológica. A FILDA é uma plataforma importante para fortalecer esses laços e construir uma relação de benefício mútuo”, enfatizou o diplomata.
Durante o fórum, foram discutidos temas como o comércio bilateral, investimentos em infraestrutura e o papel da inovação e tecnologia no desenvolvimento econômico. Os palestrantes ressaltaram a necessidade de diversificação econômica em Angola e a importância de investimentos em sectores que impulsionem o crescimento sustentável.
O Fórum Angola-EUA na 39ª edição da FILDA destacou o interesse contínuo de ambos os países em aprofundar suas relações econômicas e comerciais, promovendo um ambiente propício para negócios e inovação, o evento reafirmou o compromisso de Angola em fortalecer sua economia por meio de parcerias estratégicas e investimentos estrangeiros, e o desejo dos Estados Unidos de apoiar e participar desse processo de crescimento.