Em 2025, a economia mundial deverá alcançar os 115 biliões de dólares, segundo as projeções do Fundo Internacional Monetário (FMI), consultada pela Forbes.
De acordo com a fonte, a previsão de crescimento é de 3,2% a nível global, embora os riscos de inflação e de conflitos geopolíticos sejam ainda elevados, penalizando o crescimento económico.
Foi com base no crescimento previsto para cada país que o site Visual Capitalist elaborou o ranking estabelecendo a shortlist das 10 maiores economias mundiais em 2025.
Assim, adianta a fonte, em 2025, os Estados Unidos irão manter a sua posição de liderança económica no mundo, com um PIB (Produto Interno Bruto) previsto de cerca de 30,33 biliões de dólares.
A China mantém-se na segunda posição, mas a uma considerável distância, já que se fica pelos 19,5 biliões de dólares.
As duas maiores economias mundiais representam em conjunto cerca de 43% do PIB mundial.
Na terceira posição encontra-se a Alemanha, com uma previsão de 4,9 biliões de dólares, que ultrapassa assim, em 2025, o Japão, até aqui a terceira potência económica.
Para o Japão é esperado um PIB de 4,4 biliões de dólares. Também a India, com 4,3 biliões de dólares ultrapassou o Reino Unido, que caiu para quinta posição, com uma previsão de 3,7 biliões de dólares.
O FMI estima que os primeiros cinco países do ranking mantenham estas posições até 2026, data em que a Índia deverá ultrapassar o Japão.
Estima ainda que o Brasil, que está na décima posição da lista, atinja a oitava posição em 2028.