O Fórum Agropecuário Camela Amões 2025 realiza-se de 01 a 02 de Outubro, na Aldeia Camela Amões, Município de Cachiungo, Província do Huambo, sob o lema “Mais do que produzir, transformar”.
O evento, de relevância estratégica para o fortalecimento e modernização do sector agropecuário em Angola, reunirá produtores, investidores, decisores políticos, académicos, instituições financeiras e empresas de tecnologia agrícola, criando um espaço de diálogo, negócios e inovação orientado para soluções sustentáveis e de alto impacto no agronegócio.
O Fórum tem como objectivo central promover o agronegócio como plataforma de investimento, inovação e desenvolvimento socioeconómico sustentável. Entre as principais metas estão:
Criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de estratégicas e investimentos sustentáveis no sector agropecuário,promovendo a inovação tecnológica, o acesso a mercados e o da cadeia de valor agrícola;Fortalecer a Produção Local e a Soberania Alimentar.
Promover o aumento da produção agrícola nacional, reduzir a dependências de importações e garantir a segurança nutricional das famílias através de políticas públicas, apoio técnico e valorização do agricultor familiar;
Mobilizar Recursos e Facilitar Financiamento Rural Conectar produtores e cooperativas a fontes de crédito, investidores e agências de desenvolvimento, capacitando-os para apresentar projectos viáveis e atrair financiamento sustentável; Impulsionar a Inovação, Agro industrialização e Sustentabilidade no Campo.
Fomentar a mecanização, a transformação agroalimentar, a digitalização da agricultura e a implementação de práticas sustentáveis e resilientes ao clima para modernizar e diversificar a economia agrícola regional.
Reconhecida como o “celeiro agrícola” de Angola, a Província do Huambo dispõe de condições agroecológicas privilegiadas e de uma população com forte vocação agrícola. O Município de Cachiungo, em particular a Aldeia Camela Amões, assume-se como um ponto estratégico para a produção e comercialização de milho, feijão, batata, hortícolas e pecuária diversificada
O Fórum Agropecuário Camela Amões 2025 apresenta-se, assim, como uma oportunidade para consolidar a modernização agrícola, impulsionar a inovação tecnológica e reforçar a sustentabilidade do sector em Angola.