As obras de construção do Metro de Superfície de Luanda (MSL) começarão em 2025, abrangendo um traçado inicial de 60 quilómetros, de acordo com o programa de melhoria da mobilidade aprovado por Decreto Presidencial.
Segundo a Lusa, o Programa para a Melhoria da Mobilidade Urbana de Luanda (PRO-MMUL), aprovado em Decreto Presidencial em 1 de agosto, estabelece projetos imediatos para 2024 e outros para 2025.
O programa será implementado em duas fases: “projetos maduros”, com condições de início imediato em 2024, e projetos que ainda necessitam de estudos adicionais e condições de financiamento, previstos para 2025.
Para 2025, o PRO-MMUL prevê a empreitada, fornecimento de equipamentos, sinalização e fiscalização do MSL. Esta infraestrutura, que compreende um total de 149 quilómetros, está estimada em 1,9 mil milhões de dólares.
A construção do MSL, cuja primeira fase abrange 60 quilómetros no traçado Fidel Castro/Zona Verde/Sequele/Ramal ZEE/Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, terá início no próximo ano, com os projetos de engenharia sendo desenvolvidos em 2024.
Entre os projetos de início imediato estão a vedação de 45 quilómetros do troço ferroviário Bungo – Aeroporto Internacional, o desenvolvimento do sistema de transporte urbano de autocarros para o troço Estalagem/Kilamba/KK5000 e a construção de cinco passagens superiores, já com financiamento disponível do Standard Chartered Bank.
O PRO-MMUL reconhece que Luanda enfrenta graves problemas de mobilidade, principalmente devido ao crescimento demográfico elevado, o que tem impactado fortemente no desenvolvimento econômico e social da população residente, que ultrapassa os 10 milhões de habitantes. Este programa projeta ações a serem desenvolvidas até 2030.