O LinkedIn revelou o seu primeiro agente de Inteligência Artificial (IA), o Hiring Assistant, concebido para automatizar tarefas repetitivas para os recrutadores e aumentar significativamente a eficiência do recrutamento.
Este lançamento surge um ano depois de o LinkedIn ter revelado o Recruiter 2024, um conjunto de funcionalidades que aproveitam a IA generativa para agilizar o processo de contratação de talentos.
O Hiring Assistant está perfeitamente integrado na plataforma LinkedIn, permitindo aos recrutadores gerir tarefas de rotina, como a identificação de candidatos, a elaboração de descrições de funções e a realização de selecções iniciais. Os primeiros utilizadores incluem empresas importantes como a Siemens, a Canva e a Zurich Insurance.
O LinkedIn sublinha que os recrutadores enfrentam frequentemente o desafio de equilibrar as tarefas administrativas enquanto ajudam as pessoas a encontrar emprego. Globalmente, mais de metade (55%) dos profissionais de recursos humanos (RH) afirmam que as expectativas de trabalho são mais elevadas do que nunca e 42% sentem-se sobrecarregados pelas inúmeras decisões diárias que têm de tomar.