Brasil reunirá ministros da Agricultura africanos para a primeira reunião da Aliança Global Contra a Fome, lançada no G20 em 2024. O evento acontecerá em Maio, segundo anuncio em conferência de Imprensa realizada pelo presidente Lula Da Silva.
“Vai ser a primeira reunião do pacto do combate à fome e à pobreza, que nós aprovamos no G20. Ou seja, nós vamos fazer uma reunião para mostrar o que nós temos de bom no Brasil, levar os ministros africanos ao campo para ver o que está a acontecer de bom”, acrescentou.
O Presidente do Brasil também explicou que pretende fazer uma reunião técnica com os líderes africanos coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pelo Ministério das Relações Exteriores, para partilhar experiências do combate à fome.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza proposta pelo Brasil, que ocupou a presidência do G20, em 2024, e contou com a adesão de mais de 80 países, além da União Africana e da União Europeia. Também aderiram instituições financeiras, organizações internacionais e entidades filantrópicas e não-governamentais, num total de 148 membros fundadores, entre os quais Portugal.
A iniciativa procura coordenar acções e parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais nos países que aderirem à proposta e ainda o financiamento de políticas públicas para a erradicação da fome e da pobreza no mundo.
Fonte: Lusa