Julay Morais, angolana formada em Gestão de Empresas pelo ISCAC em Coimbra, possui várias pós-graduações em gestão fiscal, em gestão de risco em instituições financeiras e em corporate governance.
Em 2022, tornou-se a primeira angolana a obter a certificação ISO 31000 Risk Management Professional – C31000 pelo Institute for Risk Management Standards e no mesmo ano terminou o Curso de Compliance para a Prevenção da Corrupção ministrado pela Nova School of Law.
Com uma carreira destacada, trabalhou no Banco BIC Angola e foi gestora do Projecto de Requalificação da Baía de Luanda.
Foi Directora de Marketing da Mota-Engil Angola, Administradora Executiva da AIPEX e Directora do Gabinete de Riscos da RECREDIT.
Actualmente trabalha como consultora na sua área, dá formação na Academia BAI, colabora com as rádios nacionais em programas de sensibilização sobre o risco e escreve artigos de opinião para vários jornais.
É a fundadora do FSideAngola, um espaço feito por mulheres angolanas para mulheres angolanas onde o objectivo principal é divulgar o talento da mulher angolana.