Angola destacada entre as vinte e uma vice-presidências da Assembleia Geral da ONU

Depois de mais de dez anos, Angola volta a assumir uma das vinte e uma vice-presidências da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, com inicio agendado para o próximo mês de Setembro do ano em curso. Segundo o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, o embaixador Francisco José, a eleição representa um passo importante tendo em conta a estratégia de trazer maior visibilidade ao nosso país, que, jà ocupou esta mesma posição quatro vezes, nomeadamente: 1995, 2006, 2007 e 2012, e volta a assumir esta responsabilidade num contexto internacional complexo, visando o apoio na gestão comum daquilo que serão os trabalhos da AGNU79, ocupando assim, uma das cinco vagas destinadas aos países africanos, sendo que as restantes foram reservadas a outras regiões obedecendo a distribuição geográfica.

Foram ainda eleitos na mesma ocasião, o presidente e os vinte e um vice-presidentes da AGNU79, assim como os presidentes e demais membros das seis principais comissões de trabalho.

Ainda na mesma sessão, foram eleitos os cinco membros não-permanentes do Conselho de Segurança, para o biénio 2025-2026, nomeadamente: Dinamarca, que obteve 184 votos, Grécia (182), Panamá (183), Paquistão (182) e a Somália (178).

A presidência da Assembleia Geral das Nações Unidas alterna anualmente entre os cinco grupos geográficos: África, Ásia-Pacífico, Europa Oriental, América Latina e Caraíbas, e Europa Ocidental e outros Estados.

Eleito na 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yunji Yang, dos Camaroes fica responsável por orientar os trabalhos do órgão cuja sessão decorre até Setembro do próximo ano.

A Assembleia Geral das Nações Unidas  é único órgão das Nações Unidas em que todos os 193 Estados membros têm representação igualitária e direito de voto igual. É um fórum único para discussão multilateral de todo o espectro de questões internacionais cobertas pela Carta das Nações Unidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin