O Executivo angolano assinou nesta terça-feira, em Dallas, estado do Texas, três acordos de investimento nos domínios das energias renováveis, obras públicas e telecomunicações.
Assinado pela ministra das Finanças, Vera Daves, pela presidente do Exim Bank, Rita Jo Lewis, e pelo responsável do ING Capital Bank, Gemma Bae, o primeiro acordo está avaliado em mais de 870 milhões de dólares e destina-se à construção de duas centrais de energia solar.
Já o segundo diz respeito à construção de 186 pontes metálicas, um projecto avaliado em mais de 420 milhões de dólares, rubricado pela governante angolana, por Rita Jo Lewis, pelo Exim Bank, e por Bayo Omole, pelo Chartered Bank.
Quanto ao terceiro, orçado em cerca de 45 milhões de dólares, cinge-se à expansão do sinal da Rádio Nacional de Angola e conta com as assinaturas de Jurgen Ziegler e de Inácio Ramiro, pelo Deutsche Bank, e da ministra Vera Daves.
Os três acordos foram assinados à margem da 16.ª Cimeira Empresarial EUA-África, que decorre na cidade de Dallas, até quinta-feira, com a participação de mais de 1500 convidados, entre Chefes de Estado e de Governo e executivos do mundo empresarial dos Estados Unidos e de África.