A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) recebeu nas suas instalações uma delegação do Ministério das Minas e Energia da Namíbia (DPA), que cumpre, desde o passado dia 15 de Julho, uma jornada de consultas com vista ao fortalecimento do quadro regulatório da indústria de hidrocarbonetos.
A comitiva namibiana, chefiada pela Directora dos Assuntos Petrolíferos, Maggy Shino, foi recebida pelo Presidente do Conselho de Admnistração da Concessionária Nacional angolana para o segmento do Upstream, Paulino Jerónimo, na sequência do Acordo de Cooperação assinado no ano passado.
Recentemente, a Namíbia anunciou descobertas do seu potencial petrolífero, ramo em que Angola acumula experiência de relevo.
“É sempre uma boa notícia saber que um país vizinho e irmão tem descobertas significativas de hidrocarbonetos. Quanto à concorrência, o desenvolvimento das nossas indústrias estão em fases diferentes, sendo Angola madura e a Namíbia em fase inicial. Daí que a existência de um não ofusca a existência de outro. Vamos continuar a cooperar e passar a nossa experiência”, referiu o PCA da ANPG.
Pelo lado namibiano, Maggy Shino salienta o valor da colaboração para o crescimento do continente.
“A colaboração entre a Direção dos Assuntos Petrolíferos da Namíbia e a ANPG é essencial, uma vez que proporciona vias para a transferência de conhecimentos e experiência a nível regional. Permitirá também que os dois países troquem informações sobre questões de política e permite a harmonização. Esta parceria irá melhorar a eficiência, a sustentabilidade e a competitividade do sector petrolífero da Namíbia, que se encontra numa fase muito inicial.”
Recorde-se que o processo de cooperação entre Angola e a Namíbia no domínio da regulação do sector de petróleo e gás teve início em 2022, evoluindo para a assinatura do Memorando de Entendimento em Abril de 2023, acto que teve lugar em Windhoek.