A SDBD, Entidade Gestora da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, celebrou quinta-feira, 14 de Agosto de 2025, os primeiros Contratos de Investimento que vão possibilitar o desenvolvimento de 2 (dois) dos principais componentes core da referida Zona Franca, ou seja, a Reserva Nacional de Cereais e a Refinaria de Óleos Alimentares.
Segundo apurado, o Contrato de Investimento para construção da Reserva Nacional de Cereais, estimado em USD 34.724.634,97 (Fase 1), celebrado com a empresa Global Grain Angola, prevê disponibilizar na Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande infraestruturas que vão assegurar o armazenamento, anual, de cerca de 470 mil toneladas de produtos diversos que inclui milho, soja, trigo e arroz, bem como a criação de cerca de 212 postos de trabalho directos e 636 postos de trabalho indirectos. A referida infraestrutura será construída numa área de 250 mil metros quadrados e num prazo máximo de 24 meses.
Relativamente a construção da Refinaria de Óleos Alimentares, estimado em USD 29.995.887,34 (Fase 1), foi igualmente celebrado um Contrato de Investimento com a Refrica Oils & Facts, para instalar, na Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, uma Unidade Fabril, que vai garantir a produção de óleo alimentar, em cerca de 105 mil toneladas por ano, incluindo óleo de soja, óleo de girassol e óleo de palma.
Com esta infraestrutura, será assegurada a criação de 102 postos de trabalho directos e 306 postos de trabalho indirectos. À semelhança da Reserva Nacional de Cereais, a referida infraestrutura será construída num prazo máximo de 24 meses e, no entanto, numa área de 200 mil metros quadrados.
A Global Grain e a Refrica Oils & Facts são duas entidades de direito angolano que, com este acto, sinalizam o seu firme compromisso com o desenvolvimento na Zona Franca da Barra do Dande e do país, com a criação de postos de trabalho e o desenvolvimento da comunidade local, bem como no apoio a redução das importações.
Da parte da SDBD, participaram os Membros do Conselho de Administração e Directores, tendo os contratos sido outorgados pelo seu Presidente, Adilson Gabriel Alves Catala, e pelo Administrador Executivo, Roque de Lima Saraiva.
Da parte da Global Grain e a Refrica Oils & Facts, outorgou os contratos o seu representante, Pushpendir DilipKumar Tewani.