O investimento em Publicidade no primeiro semestre deste ano totalizou 11 184 670 384,00 de kwanzas, segundo informação avançada pelo Correio da Kianda, que cita dados do Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP).
De acordo com a fonte, nesse período, os sectores que mais investiram foram o Institucional/Estado/Governo (que representa 27,2% com um decréscimo de 9,8%), o sector da Media com um peso de 11,7% no total do investimento (-1% que no período homólogo) e, o sector dos serviços recreativos/culturais com 12,5% (com um crescimento de 2,8%).
Somados, avança o portal, estes três sectores representam cerca de 51,2% do total de Investimento (a preço de tabela).
Para o primeiro semestre do ano, o investimento publicitário em Angola (preço de tabela), teve um decrescimento de 10,8% (decrescimento similar a nível de número de inserções).
Dos meios e suportes monitorados pelo IAOP, a Televisão teve um decréscimo de 10,4%, a Rádio decresceu 15,4% e a Imprensa Publicada, também com um decréscimo de 6,6%.
“Em televisão os únicos canais (monitorizados pelo IAOP) que registaram um crescimento no investimento publicitário foi a Zap Novelas, a Zimbo, e a Afro Music Channel. No Meio Rádio apenas duas estações tiveram um crescimento de Investimento Publicitário – a Rádio Ecclesia e a Rádio Luanda”, diz o comunicado enviado ao Correio da Kianda.
Já na imprensa escrita, o Novo Jornal, o Expansão e a Revista Austral foram, os únicos suportes, que registam uma tendência de crescimento.
“Dos sectores que historicamente têm tido uma importância crucial no crescimento do investimento publicitário (Telecomunicações, Banca, Seguros, Comércio/Retalho, Bebidas, Alimentação e Automóvel), verificou-se também a mesma tendência de desinvestimento (-10,6%). Em contraciclo, e com crescimento, a nível de investimento, estão os sectores das Telecomunicações e Comércio/Retalho”, destaca a pesquisa.
Na lista dos maiores anunciantes estão a Zap, o Governo da República de Angola, o Governo Provincial de Luanda, o Ministério da Saúde e a Africell.