A TAAG Linhas Aéreas de Angola e a RTX Pratt & Whitney Canada assinaram um acordo de manutenção de motores, com uma duração de seis anos, revelou esta quinta-feira a transportadora angolana.
O acordo abrange 13 motores PW150A e um motor sobressalente mantido em inventário, conforme comunicado da TAAG à ANGOP. Trata-se de um Programa de Gestão de Frotas (FMP™) que permite à Pratt & Whitney personalizar a sua oferta para atender às necessidades operacionais específicas da TAAG.
O presidente da Comissão Executiva da TAAG, Nelson de Oliveira, destacou a funcionalidade do programa FMP da Pratt & Whitney Canada para a TAAG, expressando confiança na experiência comprovada do fabricante/OEM do motor para garantir a máxima produtividade e eficiência dos motores PW150A da transportadora angolana.
De acordo com Oliveira, a aeronave Dash 8-400, equipada com o motor PW150A, atende perfeitamente às necessidades da TAAG, com capacidade para cerca de 75 passageiros, alta eficiência de combustível e confiabilidade geral.
Por sua vez, Irene Makris, vice-presidente de vendas e marketing da Pratt & Whitney Canada, sublinhou o papel-chave desempenhado pela TAAG como companhia aérea nacional e internacional, facilitando a mobilidade de passageiros para grandes centros urbanos e destinos internacionais.
O pacote FMP adquirido pela TAAG inclui a tecnologia de análise de combustível da Pratt & Whitney, bem como a solução de diagnóstico e prognóstico FAST™, que registra, analisa e envia dados de voo de forma wireless imediatamente após o desligamento do motor.
Os motores PW100/PW150 impulsionam 90% das aeronaves turboélices de alcance regional de 30 a 90 passageiros em operação atualmente. Além disso, os motores turboélice consomem entre 25% e 40% menos combustível e produzem 50% menos emissões de CO2 do que os jatos regionais de tamanho semelhante.