A Lobito Atlantic Railway (LAR) garantiu, esta terça-feira, em Washington, um financiamento de 753 milhões de dólares junto da US International Development Finance Corporation (DFC) e do Development Bank of Southern Africa (DBSA), destinado à reabilitação e modernização da linha ferroviária de 1.300 quilómetros que liga o Terminal Mineiro do Porto do Lobito a Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
Os recursos financeiros vão permitir a modernização da infra-estrutura ferroviária, incluindo a via-férrea, oficinas, sistemas de sinalização e material circulante, reforçando a capacidade, eficiência e fiabilidade da principal rota de importação e exportação entre a região mineira do Copperbelt, na RDC, e os mercados internacionais, através do Oceano Atlântico.
Segundo o director executivo da LAR, Nicholas Fournier, o financiamento representa “um marco determinante na ambição de posicionar o Corredor do Lobito como a principal rota comercial de África”, sublinhando que os fundos agora assegurados permitirão “aumentar significativamente a capacidade, melhorar a eficiência operacional e reforçar a conectividade económica em Angola e em toda a região”.
A linha férrea do Corredor do Lobito serve um portefólio diversificado de empresas mineiras, operadores logísticos, comerciantes regionais e agentes económicos, assegurando o escoamento de metais e minerais extraídos na RDC para os mercados globais, através do porto de águas profundas do Lobito.
Para além do seu papel estratégico na exportação de minerais e metais críticos, a Lobito Atlantic Railway assume igualmente uma função relevante como porta de entrada de importações, afirmando o Corredor do Lobito como um catalisador do crescimento económico nacional e regional, com impacto directo no desenvolvimento da África Subsaariana.


