Centenas de vídeos íntimos vazaram nas redes sociais, nos quais o guineense Baltasar Ebang Engonga, filho de um sobrinho do Presidente Obiang, aparece com esposas ou filhas de ministros, dignitários ou generais.
Afinal, Quem é ele?
Baltasar Ebang Engonga é um dos filhos de Baltasar Engonga Edjo’o , presidente da comissão da Comunidade Económica e Monetária Centro-Africana (Cemac) e sobrinho do Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo .
Director da administração tributária, Bello é, portanto, um membro eminente do círculo íntimo e da família que há mais de 4 décadas governa o país.
“Ele é um dos homens mais poderosos do país, a quem a família confiou os cordões à bolsa e a administração fiscal”, explica uma pessoa familiarizada com Malabo.
Mas Baltasar Ebang Engonga acabou por chamar a atenção, sobretudo depois de fazer transferências suspeitas de contas públicas equatoguinenses para contas privadas nas Ilhas Caimão.
Foi então aberta uma investigação em Outubro para esclarecer estes movimentos de dinheiro público, por iniciativa do vice-presidente Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido como Teodorín.
Também viu nisso uma oportunidade para enfraquecer o filho de Baltasar Engonga Edjo’o, outrora considerado um dos seus rivais, com vista à sucessão de Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.
Interrogado e depois detido na prisão de Black Beach, Bello teve os seus telefones e computadores confiscados, nos quais foram encontradas mais de 400 fitas de sexo , que depois foram convenientemente vazadas nas redes sociais. Além disso, é hoje “acusado” de ter sido portador de VIH/SIDA e de ter contaminado alguns dos seus parceiros guineenses equatoriais, mas também camaroneses.
Se as redes sociais centro-africanas derem grande importância ao caso, este poderá ter enormes repercussões políticas em Malabo e na sub-região. Baltasar Engonga Edjo’o, pai do interessado, terá, sem dúvida, dificuldade em sair ileso do terramoto, que Teodorín pretende aproveitar a seu favor.
O caso poderia até voltar a Paris, à UNESCO ,onde a irmã de Bello, Marisa Nlang Engonga Esono, trabalha actualmente na delegação permanente da Guiné Equatorial. E entre os protagonistas – a quem Baltasar Ebang Engonga alegadamente deu dinheiro em troca de actos sexuais filmados – está a esposa do temido supervisor de segurança presidencial, Jesús Edu Moto Mangue.
É também citada uma pessoa íntima do poderoso Ministro da Segurança Pública, Nicolás Obama Nchama, bem como a filha de um dos principais dignitários do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE, no poder) ou a esposa do Ministro Antonio Oburu Ondo. Desde o início do caso, Teodoro Nguema Obiang Mangue convocou uma reunião de crise com alguns dos envolvidos.
“Estamos a falar de centenas de mulheres, por vezes ligadas à família Obiang e ao governo. O vice-presidente aproveitará a oportunidade para limpar a casa, até porque Bello e o seu pai podem aparecer como rivais”, analisa uma fonte da Jeune Afrique.
“As relações sexuais são proibidas nos escritórios”, declarou Teodoro Nguema Obiang Mangue, anunciando a sua intenção de repressão. No entanto, em breve poderá atacar com muito mais força .
P.diddy Não é nada diante desse monstro.
Sempre digo Mulher tem preço, .