Paulo da Graça é o novo cônsul-geral de Portugal em Luanda, substituindo Rosa Lemos, que desempenhava essa função desde Setembro de 2022.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a directora-geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC), Maria Filomena António, entregou ao novo cônsul-geral de Portugal em Luanda, o “Exequátur”, documento que confere ao diplomata Paulo Miguel Lopes da Graça “plenos poderes para exercer funções consulares em Angola, com jurisdição em todo o território nacional, à exceção das províncias abrangidas pelo Consulado-geral de Benguela”.
Paulo da Graça é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal em 1998, tendo ocupado cargos relevantes, incluindo funções nas Embaixadas de Portugal em Tóquio (Japão) e Seul (Coreia).
Antes de assumir o cargo em Luanda, desempenhou funções como Representante Permanente Adjunto junto das Nações Unidas em Nova Iorque (2019-2024) e foi condecorado com o título de Oficial da Ordem Militar de Cristo, em reconhecimento pela sua destacada carreira e contributo para as relações internacionais de Portugal.