O gasóleo, ao contrário da gasolina, é essencial para actividades pesadas e logísticas em África.
Mudanças no seu preço têm um efeito particularmente significativo nas cadeias de suprimentos, nos preços dos alimentos e na actividade económica.
Grande parte do continente ainda enfrenta altos preços do diesel (gasóleo) devido à volatilidade global dos preços, restrições orçamentárias e falta de capacidade de refinação, mesmo com as recentes melhorias de infra-estrutura e iniciativas legislativas em algumas áreas.
Especialistas apontam a entrada em funcionamento da refinaria Dangote na Nigéria, como alavanca capaz de oferecer uma perspectiva de longo prazo para aliviar a escassez de combustível em África, tornando o fornecimento mais acessível e barato.
Se for bem-sucedido, o programa poderá diminuir a dependência da África Austral do caro diesel importado, estabilizar os preços e fortalecer a resiliência energética em países sem litoral que dependem significativamente de importações de combustível por rotas costeiras.
Aqui estão os 10 países africanos com o diesel mais caro em julho, de acordo com dados da Global PetrolPrices , que actualizou a sua lista pela última vez a 7 de julho de 2025, quando o preço médio do diesel ao redor do mundo foi cotado em US$ 1,22 por litro, em comparação com US$ 1,18 em junho.
Em comparação com o mês de junho, os preços do diesel para a República Centro-Africana, Camarões, Seicheles, Guiné e Senegal aumentaram ligeiramente.
Enquanto os preços para o Malawi e Burundi diminuíram ligeiramente. Os preços do diesel para Zimbábue e Serra Leoa permaneceram os mesmos. Uganda substituiu Moçambique na lista.


