O primeiro carregamento de cobre com destino aos Estados Unidos partiu esta semana do Porto do Lobito, transportado pelo navio MSC SAMU. Esta é a estreia das exportações para a América desde que a Lobito Atlantic Railway (LAR) assumiu a concessão do Corredor do Lobito em janeiro.
A carga, proveniente de Kolwezi, na República Democrática do Congo, chegou ao Lobito no dia 19 de agosto por meio de um comboio operado pela LAR. O trajeto de seis dias destaca a eficiência do Corredor do Lobito para o escoamento de minerais.
Francisco Franca, Presidente da LAR, afirmou que o embarque reflete a crescente oferta de serviços ao Porto do Lobito, impulsionando as operações e exportações regulares para a Europa e América.
A LAR, uma joint-venture composta por Trafigura, Mota-Engil e Vecturis SA, opera uma linha ferroviária de 1.300 km ligando o Porto do Lobito ao Luau, em Angola, conectada à rede ferroviária do Congo até Kolwezi. A empresa também gerencia o Terminal Mineraleiro do Porto do Lobito, empregando mais de 650 colaboradores.