A Innovation Makers, empresa que desenvolve produtos e soluções tecnológicas ao sector bancário apresentou, na Feira internacional de Luanda (FILDA 2024), os novos cartões bancários ecológicos, numa iniciativa visa contribuir para a redução da pegada de dióxido de carbono (CO2) no sector bancário do País, em benefício do meio ambiente.
Os novos cartões “verdes” são feitos a partir de PVC reciclado e serão comercializados aos operadores bancários do mercado nacional. De acordo com a empresa, estima-se que anualmente mais de 2 milhões de cartões bancários perdem validade, o que resulta, na prática, na atribuição de outros cartões aos clientes, e muitas vezes, os cartões não são descartados correctamente.
A empresa, que fornece soluções de softwares e hardware ao sector, explica que se os bancos angolanos passassem a adquirir apenas cartões recicláveis, mais de 260 toneladas de dióxido de carbono (CO2) seriam poupados nos próximos cinco anos.
Além dos cartões amigos do ambiente, a Innovation Makers vai também, a partir de agora, recolher os cartões fora de uso das instituições bancárias e oferecer o serviço de reciclagem destes cartões, transformando-os em mobiliários exteriores.
“A participação na FILDA 2024 é uma oportunidade incrível para a Innovation Makers compartilhar nossas inovações e conectar-se com líderes da indústria”, disse Vitor Rodrigues, CEO em entrevista ao semanário Expansão.