Os EUA revelaram planos para estender o Corredor do Lobito, uma importante rota de transporte que liga países ricos em minerais Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia, até as costas da Tanzânia, no Oceano Índico.
Falando recentemente no final de uma viagem de uma semana à RDC e à Tanzânia, Helaina Matza, coordenadora especial interina da Parceria para Infraestrutura e Investimento Global no Departamento de Estado dos EUA, detalhou as discussões iniciais para incluir a Tanzânia no que ela chamou de “Corredor Transafricano”, que facilitará a exportação global de cobre, cobalto e outros minerais essenciais.
“A nossa missão nesta viagem é continuar expandir o Corredor Transafricano. Isso inclui relançar a nossa parceria com a RDC e nos envolver com o governo da Tanzânia e o sector privado nos próximos passos para estender o corredor económico até o Oceano Índico”, disse Matza.
“Estamos a trabalhar com o governo e em toda a região e o sector privado para realmente obter uma compreensão mais profunda de quais são algumas dessas necessidades locais e como estender melhor o Corredor Transafricano, tanto fisicamente pela ferrovia principal na qual ajudamos a investir, mas pensando em projectos importantes em camadas que ajudam a alavancar o que acontece quando realmente reduz a quantidade de tempo que leva para transitar em uma região.”