A National Petroleum Corporation of Namibia (NAMCOR) rescindiu o contrato com o Director Executivo Immanuel Mulunga com efeito imediato.
Esta decisão segue uma reunião do conselho l, realizada a 8 de agosto de 2024, onde revisaram a má conduta de Mulunga envolvendo aquisições de activos não autorizadas.
“Após essas deliberações, o Conselho resolveu rescindir o contrato de trabalho de Mulunga”, disse a NAMCOR em um comunicado.
Mulunga estava suspenso com pagamento desde abril de 2023 por acusações de fraude e violação do seu contrato de trabalho. Essas acusações surgiram de uma transferência de 123 milhões de dólares namibianos de uma conta da NAMCOR para a Sungara Energies, uma joint venture, para comprar um bloco de petróleo da estatal angolana Sonangol.
Enquanto isso, o conselho disse que considera a má conduta séria e está comprometido em garantir uma transição de liderança tranquila, mantendo os padrões éticos e de governança da NAMCOR.
“Mais atualizações serão fornecidas conforme necessário para manter todas as partes interessadas informadas”, concluiu a NAMCOR.