O Director Geral e CEO da Sociedade Mineira de Catoca, Benedito Paulo Manuel, apresentou, hoje, no segundo dia da Mining Indaba, os principais eixos estratégicos que irão orientar a actuação da sua empresa, num contexto marcado pela contínua baixa do preço do diamante no mercado internacional.
Para Benedito Paulo Manuel, a estratégia da mineradora assenta em três eixos fundamentais, sendo que o primeiro está centrado na melhoria da eficiência operacional. Explicou ainda que, mais do que uma simples redução de custos, trata-se de tornar a operação mais eficiente, assegurando os mesmos níveis de ganhos com menores custos, através da captação de poupanças internas, da eliminação de desperdícios e da elevação da qualidade da operação.
O segundo eixo estratégico passa pela diversificação da actividade mineira, tendo sublinhado a necessidade de a Catoca ultrapassar a dependência exclusiva da mineração de diamantes e avançar para outros recursos minerais, com enfoque no ouro, quartzo e o cobre, identificados como prioridades.
Para concretizar este objectivo, Benedito Paulo Manuel referiu que a empresa pretende alavancar o seu músculo tecnológico, financeiro e reputacional, trabalhando em articulação com parceiros estratégicos, de modo a garantir a perenidade da sociedade.
Já o terceiro eixo, que de igual modo, é relevante para o presente, tem que ver com o investimento na requalificação e recapacitação do capital humano, de forma a preparar os quadros da empresa para responderem aos desafios actuais e futuros da actividade mineira.


