A Delegação Regional Sudeste do Banco Nacional de Angola (BNA) no Cuando Cubango promoveu, nesta quarta-feira, na cidade de Menongue, um seminário sobre literacia estatística financeira. O evento foi destinado a académicos, gestores de instituições bancárias, empresários, funcionários públicos e privados.
Durante o encontro, o subdiretor do Departamento de Estatística do BNA, Elavoco Alfredo, explicou que o objetivo do seminário é familiarizar os diferentes segmentos da vida económica da província do Cuando Cubango com as estatísticas produzidas pelo banco central, disponíveis em seu site com publicações semanais.
“O BNA tem cumprido rigorosamente seu calendário de divulgação das estatísticas monetárias. No entanto, é necessário explicar aos diversos setores da sociedade os métodos aplicados para a recepção e divulgação dos dados, bem como dissipar eventuais dúvidas sobre sua utilização”, afirmou Elavoco Alfredo.
Ele ressaltou que a informação estatística é um instrumento indispensável para apoiar processos de decisão, tanto na esfera pública quanto na privada, além de ser essencial para análises, estudos e investigações. Isso permite o acompanhamento da implementação das decisões tomadas.
Elavoco Alfredo destacou que é competência do Departamento de Estatística do BNA elaborar, harmonizar e divulgar normas e padrões internacionais, bem como acompanhar as estatísticas dos demais setores da atividade económica, visando servir como um instrumento eficiente para a tomada de decisões.
Ele acrescentou que o processo de divulgação da literacia estatística financeira será expandido para outras regiões do país, com o objetivo de aumentar o conhecimento da população, especialmente daqueles que lidam com macroeconomia, sobre esses procedimentos.
Desde o início deste processo de divulgação, o nível de literacia financeira das populações tem aumentado. Aos finais de semana, em várias partes do país, é notória a interação entre diversos atores da sociedade angolana sobre a economia nacional.