O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciará hoje, em conferência de imprensa, as decisões tomadas durante a reunião do Comité de Política Monetária, que decorreu segunda-feira e esta terça-feira, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte.
As medidas são aguardadas com grande expectativa pelo mercado devido ao impacto que poderão ter no crédito às empresas e às famílias, bem como na política cambial, marcada pela elevada procura por divisas em função da dependência da importação de bens.
No domingo, o governador do BNA, Manuel Tiago Dias, reafirmou o alinhamento do banco central com o cenário cambial actual, destacando que cerca de 800 milhões de dólares são disponibilizados mensalmente ao sector bancário para operações externas.
Além das reuniões, o governador realizou visitas a projectos financiados no âmbito do Aviso 10, que incentiva o crédito à produção nacional, e deve continuar essas visitas ainda hoje.
As decisões do Comité de Política Monetária devem trazer orientações relevantes para a gestão económica do país, especialmente no contexto da política monetária e cambial.