A prestigiada revista global The Banker premiou 32 bancos africanos de diferentes países com o Prêmio Banco do Ano 2024 África, reconhecendo suas iniciativas de transformação digital, sustentabilidade e desempenho financeiro robusto.
Entre os vários bancos, conheça o Société Générale Algérie que pelo segundo ano consecutivo, foi coroado Banco do Ano da Argélia, em reconhecimento às suas iniciativas de transformação digital e à sua abordagem madura ao desenvolvimento sustentável. Em 2024, o banco obteve a certificação Payment Card Industry Data Security Standard, assegurando a segurança das transacções de cartão de crédito e débito.
Banco de Fomento Angola a representar Angola, superou os desafios económicos de 2023, ao registrar crescimento constante. Lucros líquidos aumentaram em 19,3%, enquanto activos totais e capital de Nível 1 expandiram em 32,3% e 16,1%, respectivamente. A taxa de empréstimos inadimplentes caiu de 13,4% para 10,2%, e o banco continuou a promover a inclusão financeira.
Trust Merchant Bank (TMB) da República Democrática do Congo, foi coroado Banco do Ano, destacando-se pelo sólido desempenho financeiro e compromisso com a inovação digital. O lucro líquido do banco saltou 207% em 2023, com melhorias significativas na relação custo-renda e no retorno sobre o património líquido.
Standard Bank Moçambique está a passar por uma transformação estratégica e reposicionamento de marca, preparando-se para o crescimento futuro em um dos mercados bancários mais promissores da região.
First National Bank Namíbia reconquistou o prêmio de Banco do Ano da Namíbia, ao impressionar os jurados através da inovação digital para expandir a participação no mercado e melhorar o acesso ao financiamento para comunidades carentes.
Nedbank – África do Sul foi reconhecido pelo sólido desempenho financeiro e medidas de suporte ao cliente em um clima económico desafiador.
Outros bancos premiados incluem instituições de países como Benim, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, Chade, Comores, Costa do Marfim, Djibuti, Egipto, Guiné Equatorial, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné, Quênia, Libéria, Mali, Maurício, Marrocos, Nigéria, Ruanda, Tanzânia, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.
Os critérios de premiação incluíram o robusto desempenho comercial e financeiro dos bancos, crescimento sustentável e consistente da rentabilidade, gestão financeira prudente, controle de custos, forte geração de capital, inovação digital e iniciativas de responsabilidade social corporativa.
A revista The Banker, parte do Grupo Financial Times, fornece informações económicas e financeiras desde 1926, cobrindo mercados financeiros, regulação, transações e tecnologia. A revista é responsável pela atribuição de prêmios como “Bank of The Year”, “Best Technology Projects” e “Private Banking”.