O Banco Sol apresentou as taxas de câmbio mais elevadas no mercado cambial nas operações , cobrou 980,82 kwanzas por cada dólar e 1.121 kwanzas pelo euro, representando os valores mais altos entre os 20 operadores registados pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
Apurado pelo jornal de Angola , o câmbio mais baixo para o dólar foi oferecido pelo Standard Bank Angola, a 925 kwanzas, enquanto o Banco Comercial Angolano (BCA) registou a taxa mais baixa para o euro, a 968,8 kwanzas. O diferencial apresentado pelo Banco Sol foi de 6,03% em relação ao dólar mais baixo e 15,77% no caso do euro.
De acordo com as tabelas do BNA, o câmbio médio do dólar no período foi de 940,89 kwanzas, com 13 bancos a oferecerem valores abaixo desta média e sete acima. Já no caso do euro, o câmbio médio foi de 1.004 kwanzas, com a mesma divisão: 13 operadores abaixo da média e sete acima.
Recentemente, o BNA disponibilizou 150 milhões de dólares aos bancos comerciais para facilitar a importação de alimentos essenciais, com destaque para o arroz, numa medida destinada a evitar especulações devido à reduzida oferta do cereal.
Reservas internacionais
As Reservas Internacionais de Angola estão fixadas em 14,39 mil milhões de dólares, de acordo com os dados mais recentes do BNA.
No início de dezembro, este indicador registou uma alta de 14,7 mil milhões de dólares, valor que suporta sete meses de importações, superando o mínimo de quatro meses estipulado pela SADC. No início de 2024, as reservas já eram estimadas em 14,7 mil milhões de dólares.